domingo, 27 de outubro de 2013

Tratamento de FIV à distância

Vou colocar um pouco da minha experiência sobre o tratamento de fertilização realizado à distância.

Moro em Brasília - DF e desde o meu primeiro tratamento em 2011 faço em SP. No início cheguei a ir na Verhum aqui em Brasília para uma consulta, não gostei do médico, senti que ele não me deu a atenção necessária, ficou a maior parte da consulta falando ao telefone, nos poucos instantes que me deu atenção, percebi que o mesmo queria apenas aumentar suas estatísticas de sucesso me oferecendo a ovorecepção, ele nem olhou os exames que eu já havia feito, queria a qualquer custo que eu aceitasse fazer a FIV com óvulos doados, apenas por minha idade, mesmo eu tendo óvulos viáveis para o tratamento. Eu já faço o tratamento com sêmen de doador anônimo, pois não tenho um companheiro, se fosse ter que usar óvulos também doados, preferia partir para o processo de adoção. Já vivi a maternidade durante nove meses, senti "o estar grávida", gerar uma vida. Para ter um filho que geneticamente não teria nada meu e da minha família, na minha concepção acho é mais viável adotar uma criança. Isso é uma questão muito pessoal.

Percebi também que Brasília é muito atrasada nas técnicas, aqui ainda se faz a biopsia embrionária no 3º dia do desenvolvimento, essa técnica é antiga e os riscos de perda do embrião são bem maiores que se fizermos a biopsia no 5º dia, quando o embrião esta na fase de blastócito. Aqui não se faz a injúria no endométrio, não é aplicado o hormônio no colo do útero horas antes da transferência, não se faz pesquisa de células NK no endométrio, dentre tantas novas descobertas para ajudar no sucesso do tratamento e ficarmos grávidas. Eu acredito que temos que nos cercar de tudo que pode nos ajudar a realizar nosso sonho. Por isso decidi em 2011 fazer o tratamento à distância em SP.

Na minha experiência o tratamento a distância tem sido tranquilo, me programo quanto ao mês da indução e ligo na clínica e comunico a assistente do Dr Arnaldo, ela prontamente me passa por e-mail toda a programação, dias dos ultrassons, dosagens hormonais e previsão de ida para SP para fazer a coleta. Claro que podem ocorrer imprevistos nessa programação, pois depende muito da resposta do nosso organismo, do crescimento dos folículos, pois basicamente é o tamanho deles que determinam nossa ida para SP. Correndo tudo dentro do programado, geralmente o Dr Arnaldo pede que estejamos lá cerca de 3 dias antes da coleta, até porque ele faz o último ultrassom na clinica.

Um ponto muito importante para nós que fazemos o tratamento a distância é o acompanhamento pelos ultrassons seriados, fazemos o primeiro no 3º dia da menstruação e estando tudo bem e liberado, iniciamos a indução e após esse inicio da medicação iremos fazer um ultra dia sim, dia não, para contagem dos folículos e medidas dos mesmos. Dessa forma é muito importante termos um bom médico que faça esses ultrassons.

Eu particularmente faço com um médico próximo do meu trabalho, chamado Dr Mutsuji, pois o mesmo é muito competente, detalhista, minucioso e mesmo não tenho vaga, consigo um encaixe sempre por volta de 7 horas da manhã, pois ele sabe que estou fazendo o tratamento. Conforme vou fazendo os exames aqui, logo em seguida já passo por e-mail o laudo, assim o Dr Arnaldo avalia e se for necessário alterar as doses dos indutores ele o faz e já me passa as novas alterações que tenho que seguir.

Conforme os resultados dos ultrassons é determinado o dia da minha partida para SP, compro a passagem, ultimamente tenho comprado somente a ida, pois se tiver algum imprevisto não tenho que ficar fazendo alteração, pois já me aconteceu de comprar passagem ida e volta promocional e perder as duas. Pois como havia dito, nossos folículos que determinam nossa partida e os meus dessa vez cresceram muito rápido, tive que ir pra SP no 8º dia da indução, foi uma correria, mas deu tudo certo.

A quantidade de dias em SP vai depender do seu protocolo e tratamento, geralmente eu fico cerca de 4 ou 5 dias, pois meu protocolo é o curto, primeiro induzo e bloqueio em seguida, vou para SP faço apenas a coleta e no dia seguinte retorno para Brasília, meus embriões são congelados no 3º dia do desenvolvimento.

Quando fiz a primeira tentativa em 2011 com a Drª Daniella, meu protocolo foi o longo, ou seja primeiro bloqueia e depois faz a indução, O protocolo longo durou cerca de quase um mês, mas claro que não fiquei esse tempo todo lá, quando fui iria ficar cerca de uns 12 dias, pois depois da coleta tinha o CGH dos embriões. Tive que esperar 6 dias após a coleta para saber o resultado do CGH e se fossem saudáveis iria fazer a transferência no 6º dia e depois ficaria em repouso 2 dias e só ai que voltaria para Brasília.

Quanto a hospedagem em SP, não tenho familiares lá e mesmo que tivesse prefiro ficar em um hotel mesmo. Todas as vezes que fui, fiquei hospedada no Paulista Garden, na Alameda Lorena, é um hotel simples, com diária a um preço acessível, com café da manhã, próximo da Avenida Paulista, Parque do Ibirapuera e do IPGO, é super bem localizado, com mercado próximo, restaurantes, vou a todos esses lugares caminhando. Eu gosto muito da localização do hotel, pois sempre saio para caminhar um pouco e distrair o pensamento, pois o tratamento em si é muito desgastante, estressante, ai saio dou uma volta, vejo gente e tiro um pouco o tratamento da cabeça.

Enfim o que posso dizer é que o tratamento a distância para mim tem sido tranquilo em relação ao acompanhamento do meu médico e da viagem propriamente dita. Em relação ao custo, diria que o que sai mais caro é que gastamos com passagens, hospedagens e alimentação. Mas o custo x beneficio vale a pena, pois o tratamento em SP é muito mais adiantado em relação a Brasilia, o valor do preço do tratamento em Brasília da última vez que vi era mais caro que em SP.

Espero que tenha ajudado um pouco com minha experiência em relação ao tratamento à distância, mas se ficou faltando algo é só deixar a pergunta que respondo.


18 comentários:

  1. você não poderia estar em melhores mãos que a do dr Arnaldo ... acompanho sempre o sucesso dele e o acho super companheiro , entende nosso sofrimento ... se Eu pudesse com certeza , faria com ele .. bjuuus e desejo que vc alcançe seu lindo positivo

    ResponderExcluir
  2. Janaina,

    Muito obrigada! Super esclarecedor o seu post!
    Eu estava querendo saber esses detalhes mesmo... Obrigada pela atenção em responder!
    Acho que para muitas meninas que assim como eu, estão em busca de tratamento em SP, saber como é essa logística, é fundamental!
    Espero que seu baby esteja venha com muita saúde!

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Olá Janaina, encontrei seu blog durante uma busca sobre mutação do gene MTHFR e que coincidência, pois estou iniciando com o Dr Arnaldo também, moro em SP e retorno em consulta na próxima segunda-feira. Tenho alguns resultados de exames não bons, passei por uma FIV em abril deste ano e não obtive sucesso. Durante a consulta com ele, conversávamos sobre embriões de qualidade e não quantidade e ele mencionou casos de pacientes que ele esta fazendo como você, faz varias induções e monta o banco de embriões. Espero que tudo ocorra bem para nós, afinal estamos em boas mãos. um abraço :)

    http://cadevocecegonha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, tenho certeza que você esta em boas mãos, Dr Arnaldo é muito competente, desejo toda sorte do mundo para nós, que tudo dê certo e nossos bebezinhos venham logo ! Beijo

      Excluir
    2. Janaina, gostaria de conversar com você, pois também irei iniciar tratamento com o dr. Arnaldo. Qual seu e-mail ou face?

      Excluir
  4. Janaína,
    muito obrigada pelo post. Ontem eu fui às minhas primeiras consultas em São Paulo e voltei com a big listinha dos pedidos dos exames. Ainda não me decidi pelo médico (tenho 2 em vista), mas vou fazer os exames necessários e volto já com a decisão.
    Se vc me permite: Vc fez a biópsia do endométrio já ou vai fazer somente no mês antes da implantação?
    Um grande abraço e muita sorte para vc!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol, que bom que já iniciou as consultas, desejo muita boa sorte na escolha do médico, que Deus guie seu coração nessa escolha.

      Eu vou fazer a histeroscopia com a biopsia de endometrio no próximo ciclo menstrual, que será agora em novembro. Pelos meus planos, faço mais uma coleta de óvulos em janeiro, ai o Dr Arnaldo fará a injúria endometrial e se Deus permitir em fevereiro faço a transferência dos embriões.

      Vou fazer a histero pelo plano de saúde, já passei pelo médico que fará e já dei entrada no pedido de autorização para o plano, estou aguardando a liberação e depois farei a histero entre o 16º e 26º dia do ciclo. Claro que no pedido da histero o médico não colocou que era pra FIV, pois assim o plano não autoriza, ele colocou que eu tenho sangramento abundante durante a menstruação. Tudo pra economizar uma graninha né. Beijo e dê noticias !

      Excluir
    2. Janaína,
      Muito obrigada por suas respostas!
      Ai, que legal que vc conseguiu pelo plano. E os exames da biópsia que o Dr. Arnaldo pede, do tipo pesquisa de células NK, endometrite, etc? Aqui em BSB o laboratório faz? Qual o médico que vai fazer aqui para vc? Será que vc poderia me dizer??Me passe o telefone dele, se possível. Também estou querendo economizar essa "granona".
      Acredito que vamos mesmo fazer a FIV com o Dr. Arnaldo e achava que ele só aceitava fazer a biópsia de endométrio com ele.
      Já consegui hoje autorizar diversos exames pelo meu plano. O de mutação de gene MTFHR eu vou fazer em Goiânia, pois lá o laboratório aceita o plano e em SP, na IPGO, fica em 540 o exame. Só vão ficar 2 que ele me pediu e que não tem cobertura de jeito nenhum.
      Novamente, agradeço muito sua disposição em nos ajudar!!
      Beijo grande a vc!

      Excluir
  5. Olá Carol, não precisa agradecer, no que eu puder ajudar passo as informações, pois sei bem como é nossa peregrinação nesse tratamento.

    Vou fazer a histero na clinica Fertilité no Anchieta com o Dr Hamilton fone: 3352-7717, quando fiz a primeira em 2011 fiz com o Dr Jean Pierre da Verhum, na Asa Norte, fone: 3272-1505. Na Fertilité tem o Dr Tércio, que é muito bom também, só é meio enrolado as vezes com os horários, mas se tiver paciência de aguardar na recepção. O Dr Hamilton eu não conhecia, mas gostei da consulta, ele foi bem prestativo e atencioso e também é especialista em reprodução Humana, na verdade esses 3 médicos que te falei são. Gostei também do Dr Jean quando fiz em 2011. A Clinica Fertilité também tem uma unidade no Santa Lucia, marquei no Anchieta por ser um pouco mais próximo da minha residência, pois moro em Águas Claras. A biopsia de endometrio é feita normalmente pelo laboratório que a clinica usa, agora a pesquisa de células NK não. Descobri um laboratório na Asa Sul que faz é o Tecnogene - 3443-4480 quando liguei me informaram que o preço era 256,00, esse foi o mesmo laboratório que fiz o cariotipo. Quando eu fizer a histero o Dr Hamilton irá preparar duas amostras, uma ficará com ele para fazer a biopsia e a outra ele me entregará para eu levar no Tecnogene e fazer a pesquisa de células NK. A histero será feita no Hospital JK no Sudoeste, falta ainda a aprovação do plano, hoje vou até dar uma ligada pra ver se já foi aprovado para poder marcar a data, já que a monstra chegou hoje. Ahhh eu só vou fazer a biopsia de endometrio e pesquisa de células NK, endometrite e aqueles outros não vou fazer, as pessoas que conheço que fazem tratamento com o Dr Arnaldo só fizeram esses dois, vou seguir o barco. rsrs... Próximo da transferência farei uma nova prevenção com meu gineco para afastar qualquer processo inflamatório ou infeccioso por segurança.

    Uma pequena dica... quando fiz esses exames de trombofilia, fiz primeiramente os que o plano cobria, como já de cara a mutação de gene MTFHR deu positivo eu nem precisei fazer os outros que o plano não cobria e que teria que pagar do meu bolso, pois se um deles já der positivo já tem o diagnóstico de trombofilia. Faça primeiro os que o plano cobre e aguarde o resultado deles, se algum der positivo nem precisará pagar os outros dois.

    Qualquer dúvida estou por aqui, beijo grande e boa sorte.

    ResponderExcluir
  6. Janaina, hoje fazem 7 dias que tive a resposta da biopsia de 2 embriões que não pude fazer a transferência e ainda me pego chorando pelos cantos. Não consigo aceitar que meus embriões tiveram tantas anomalias, não sei qual caminho seguir e seu post me deixou melhor, sua história final da fiv que não pode ser transferido é muito parecida com a minha. Meu marido queria tentar novamente pois ele acha que houve algo errado com a análise, nossos embriões eram de muito boa qualidade para um ter uma ausência de 6 cromossomas. O Dr Arnaldo parece ser muito bom, talvez se eu marcar uma consulta com ele consiga algumas respostas. Obrigada pelas suas palavras me ajudaram muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Madu, é realmente dificil encarar essa triste realidade dos nossos embriões não serem aprovados na biopsia, nosso chão se abre e não tem como não chorar. Em 2011 quando tive a reprovação dos meus 3 pequenos menininhos, minha primeira reação foi querer voltar o mais rápido possível para casa, voltei no mesmo dia, aos prantos dentro do avião. De imediato pensei em desistir, deixar esse sonho pra lá e esquecer tudo. Depois fiquei com a mesma dúvida do seu marido, me perguntava porque meus embriões tiveram alterações se meu cariotipo é normal ? Enfim fui pesquisar e encontrei algumas respostas, inclusive fiz uma postagem sobre esse assunto. Resumindo, infelizmente o próprio tratamento aumenta a possibilidade de embriões alterados cromossomicamente, pois acaba recrutando também os óvulos que naturalmente não seriam recrutados por nosso organismo. Depois dá uma lida nessa postagem.

      Você fez esse tratamento em Brasilia ? Pois aqui ainda se faz a biopsia no 3º dia de evolução, essa técnica já é antiga e pode causar danos aos embriões, eu recomendo se você for fazer um novo tratamento com biopsia, fazer em SP, pois lá é feito no 5º dia. E além disso, o tratamento em SP é muito mais avançado e atualizado que aqui.

      Desejo que você esteja melhor, não é fácil, mas temos que seguir em frente.

      Excluir
  7. Alguem aqui ? Preciso de uma indicação de médico para fazer uma AMIU, pois perdi o feto. Buááá

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde a todas...Estou tentando engravidar há cerca de 5 anos e já fiz 5 FIV's com embriões a fresco, sem sucesso. Já usei prednisona, clexane e aas devido a trombofilia....Esse mês estou iniciando minha primeira TEC...e usei a Imunoglobulina pela primeira vez devido a alterações nas células NK e a infusão correu tudo bem...foi sábado agora...
    Inclusive, eu estou com nove frascos para doação de Imunoglobulina 5 gramas, Octagam, com vencimento para fevereiro agora...se alguém estiver precisando e quiser, basta me mandar mensagem...principalmente, aqui do Rio (estarei em SP esse fds e se tiver alguem de lá eu posso levar o medicamento e ai é só buscar no hotel, ok?) Bjinhos e boa sorte para todas nós!!!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia. Tenho uma historia parecida c a sua. Fui n Verhum e já queriam me empurrar uma doação d óvulos p causa da minha idade. E a médica não me deu muita atenção.

    Gostaria d saber qual a clinica d Dr. Arnaldo e qual o telefone dele.
    E tambem o telefone d Dr. Mutsuji.
    Obrigada querida.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo !
Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o Formulário para contato.
Espero que tenha gostado do blog. Volte sempre !