segunda-feira, 4 de abril de 2011

Preparativos na fase pré gestacional...

Estou começando a trilhar o meu caminho, com destino a realização do meu grande sonho...

Os preparativos na  fase pré gestacional, são de grande importância, pois permitem uma gestação mais tranquila, mais saudável e com menos riscos.

Já iniciei essa fase, estive no meu ginecologista, fiz todos os exames de sangue rotineiros, colpocitológico, mamografia, ecografia transvaginal e mamaria, dosagem de hormônios. Todos os resultados foram normais.

Outro ponto importante, estou iniciando uma dieta aliada a atividade fisíca, pois estou um pouco acima do peso.

Meu segundo passo também muito importante, foi a suplementação de complementos vitamínicos que podem permitir o desenvolvimento ideal do meu futuro bebê.

Andei pesquisando bastante, lendo alguns artigos cientificos e conversando com alguns médicos amigos e estou em uso de algumas vitaminas. Pelo que pesquisei aderi em especial a algumas vitaminas no meu planejamento pré gestacional. Sendo elas: Ácido fólico, Vitamina C 500mg, Vitamina E 400mg, Vitamina D, Natelle, Coenzima Q10 e Geléia Real.

De acordo com o artigo do Dr Guilherme Loureiro Fernandes, Coordenador de Medicina Fetal Pro Matre Paulista, que ministrou sobre o tema "A importância do ácido fólico e outros micronutrientes" no XV Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia - SOGESP, em setembro de 2010.

Resumindo um pouco o artigo:

Ácido fólico: pode reduzir a incidência dos defeitos do tudo neural, alguns estudos mostraram que também reduziu outras má formações, como: cardiopatias estruturais, fenda labial e palatina, hidronefrose e defeitos de redução de membros.
Estudos indicam também que o ácido fólico pode reduzir a incidência de aborto, pré eclâmpsia, diabetes gestacional de inicio tardio, nascimentos prematuros e Sindrome de down.

Especificamente na síndrome de down ele atua na disjunção dos cromossomos, ele é vital para a divisão celular.

O uso do ácido fólico deve ser iniciado pelo menos três meses antes de engravidar e seguir por mais três meses após o início da gravidez.

Vitamina C 500mg e Vitamina E 400mg: de acordo com o artigo, essas vitaminas são antioxidantes importantes, pois também favorecem a divisão cromossômica, para que essa divisão ocorra de maneira mais equilibrada, reduzindo as cromossomopatias, como a síndrome de down. (Dr Guilherme Loureiro Fernandes, 2010).

Natelle: suplemento vitaminico-mineral indicado também durante o período pré gestacional, de gravidez e amamentação, possui alguns complementos importantes, ferro, zinco, vitamina D, ácido fólico, vitaminas do complexo B, dentre outros. Citando a Vitamina D, ela favorece a receptividade do endométrio, melhora a resposta folicular.

Coenzima Q10: de acordo com um artigo do Dr Arnaldo Cambiaghi a coenzima Q10 é um antioxidante 5 a 10 vezes maior que a vitamina E. Essa coenzima pode melhorar a maturação dos óvulos e a formação de embriões melhores e com maior chance de implantação e portanto, aumenta as taxas de gravidez.

Esses são os primeiros passos que estou trilhando a caminho do meu sonho. Sonho este, que com a ajuda de Deus irei tornar real ainda nesse ano.

ps.: lembrando que não sou médica, apenas compartilhei um pouco do que estudei, conversei e obtive através de orientação médica para o meu caso em especifico.


2 comentários:

  1. Perfeito boa sorte!Estou tentando tbm bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu iniciei o Natele a 1 semana a rezando pra q meu pacotinho chegue perfeito e com saúde 🙏

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo !
Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o Formulário para contato.
Espero que tenha gostado do blog. Volte sempre !