sexta-feira, 2 de setembro de 2011

FIV aumenta a possibilidade de gerar embriões com alterações genéticas ??

Eis que me surgiu essa dúvida... Será que o processo de fertilização in vitro pode aumentar a possibilidade de gerar embriões com alterações genéticas ?

Estava pensando no meu resultado após o CGH dos meus 03 embriões. Vejo tantas mulheres da minha idade ou até mesmo mais velhas que eu, engravidarem naturalmente e terem bebês saudáveis. Como eu pude ter  03 embriões com alterações cromossômicas se tenho cariótipo normal ? Fiquei com essa dúvida pairando em meus pensamentos e fui pesquisar, encontrei algumas informações interessantes sobre esse assunto.

"Os especialistas constataram que as fortes substâncias usadas para aumentar o número de óvulos podem levar a problemas de desenvolvimento do embrião e desencadear o aparecimento de cromossomos anormais nos óvulos produzidos" www.saude.terra.com.br/noticias/0,,OI5222140-EI16561,00-Fertilizacao+in+vitro+pode+aumentar+riscos+de+sindromes.html

"As alterações na quantidade de cromossomos, denominadas aneuploidias, são uma das principais causas de infertilidade, sendo muito frequentes em embriões produzidos in vitro, podendo alcançar 60% em mulheres com idade até 35 anos e 80% em mulheres com 41 anos". www.genesisgenetics.com.br

Dois dos meus embriões eram aneuplóides !

Creio que esses dados são de suma importância, eu não tinha a miníma consciência disso. Talvez esse seja um dos fatores desencadeantes para vermos tantas mulheres submetidas ao processo de FIV que resultam em um beta negativo ou até mesmo a aborto no primeiro trimestre de gestação, devido a essas alterações cromossômicas.

O que fazer para prevenir isso ? Para mim uma opção é o CGH, que consiste em uma biópsia embrionária que analisa os 24 cromossomos do embrião e somente serão transferidos para o útero materno aqueles que são saudáveis cromossomicamente.

"A análise de todos os cromossomos eleva os índices gestacionais, o que significa aumentar a taxa de implantação embrionária e diminuir os riscos de abortos, possibilitando o nascimento de bebês saudáveis". www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=168279

O CGH tem grandes vantagens, assim como riscos... Na minha concepção o risco maior é os embriões não conseguirem chegar até o 5º dia de evolução, quando estão na fase de blastocisto, nesta fase que é realizado o exame. E se não atingirem o 5º dia não ter nenhum embrião para transferir. Vendo por outro ângulo se isso ocorrer será a própria seleção natural da vida !

Considero o CGH um exame de grande importância, no meu caso ele apenas antecipou um beta negativo ou na pior hipótese um bebê com uma síndrome grave.

2 comentários:

  1. É um soco no estômago passar por tudo isso e não conseguir um embrião... mas ao mesmo tempo quando a gente vê que só adianta um negativo ou evita um problema ainda maior, dá para perceber a importância do exame. Eu pretendo fazer o CGH, e confesso que tenho um meeeeedo de não sobrar nenhum embrião! mas pensando da forma como vc colocou percebo a importância do exame! Será minha primeira FIV e a insegurança é enorme...rs
    Mas vamos seguindo em frente! Tô na torcida por você!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Acho que o resultado negativo seria a resposta dos problemas genéticos. Acho que os medicamentos acabam fazendo com que haja um crescimento e utilização de óvulos que não seriam naturalmente desenvolvidos. Então, na verdade, acho que estamos fertilizando óvulos que não seriam fertilizados e eles naturalmente morrem depois.
    Com vc fez o exame, então soube o que aconteceu com eles. Nos que não fizemos, tivemos o negativo.
    Gostei de seu texto.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo !
Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o Formulário para contato.
Espero que tenha gostado do blog. Volte sempre !